Ortopóvoa
Cuidados

Maus hábitos

São muitos os hábitos adquiridos pelas crianças que podem causar problemas no desenvolvimento dos dentes e das estruturas bucais. Dentro desses hábitos nocivos podemos referir a respiração bucal (muitas vezes relacionada com adenoides grandes, bronquite asmática, alergias, etc.), tensão com crispação dos dentes, pressão lingual, mordedura e/ou interposição do lábio inferior, roer as unhas ou outros objetos (lápis, borrachas), mascar apenas de um dos lados, succionar o dedo, etc.Nas crianças pequenas, o hábito de chupar os dedos pára habitualmente entre os dois e os três anos de idade, sendo que o dano causado é diminuto e resolve-se sem que seja necessária qualquer intervenção.A criança que, após essa idade, continua a praticar esse hábito pode esconder algum tipo de insegurança ou “stress” causados por razões tão distintas como sejam a ausência dos pais, a mudança de casa ou até de escola.

Nestes casos, para se erradicar o problema, torna-se necessário um certo apoio, algum afeto e mais comunicação com os jovens. Mesmo assim, em casos persistentes, o ortodontista pode apoiar o esforço dos pais com a aplicação de dispositivos que ajudem a criança a superar esse hábito. Gritar e castigar serão seguramente as piores abordagens possíveis. Pelo contrário, o que melhor resultará nestes casos será incentivar a criança para o esforço necessário ou recompensá-la quando atingido o objetivo.

Durante o tratamento é possível que tenhamos de extrair alguns dentes temporários (de leite), caso permaneçam na boca para além do tempo considerado aceitável. Já em certos casos, a extração ou não de dentes permanentes é uma decisão muito séria que o ortodontista deve ponderar.Tais situações acontecem quando se verifica uma desproporção entre o tamanho dos maxilares e o tamanho dos dentes (DDM – desarmonia dento-maxilar) ou ainda quando o desenvolvimento esquelético da face é desequilibrado (DMM - desarmonia maxilo-mandibular).O "timing" da extração e quais os dentes a extrair são determinados pelo ortodontista, o qual assume a responsabilidade da decisão.

Higiene

Elásticos intermaxilares

Arco facial

Máscara facial

Aparelhos removíveis