Início » Tratamentos » Endodontia

O que é a Endodontia?

A endodontia, popularmente conhecida como “desvitalização”, trata as doenças da polpa dentária (conjunto de tecidos vivos com nervo, vasos sanguíneos e recetores de sensibilidade).

A polpa encontra-se dentro do dente, na câmara pulpar e nos canais pulpares, ajuda a irrigar (levar os nutrientes para o dente) e coopera para a sensibilidade do dente.

Dr.ª Vera Coelho
Endodontia e Dentisteria restauradora

Tratamento Endodôntico

Quando a polpa é agredida por uma cárie profunda, por tratamentos restauradores repetidos, bem como por traumatismos dentários, fraturas e desgastes acentuados fica inflamada. A inflamação faz inchar a polpa e soltar gases, comprimindo os recetores da sensibilidade, provocando dores que se vão agudizando, desde uma ocasional pequena sensibilidade dolorosa provocada pelas temperaturas, até dores espontâneas, violentas e insuportáveis.

Não sendo tratada, a polpa acaba por perder a vitalidade, constituindo-se num tecido morto ao qual o organismo reage, enviando para o local células reparadoras (glóbulos brancos), constituindo-se uma coleção de pus (abcesso) que o organismo drena através de uma fístula (pequena bolinha na gengiva). O dente continua vivo pois é irrigado através do periodonto, mas o seu interior tem tecido morto. Estes sinais e sintomas apontam a necessidade de tratamento endodôntico.

Consiste na preparação e desinfeção da câmara e dos canais radiculares para remoção de toda a polpa dentária. O tratamento acaba com um selamento / obturação dos canais, através da aplicação de um material biocompatível, de forma a impedir a entrada de bactérias (uma espécie de material “borrachoide” que o organismo não reconhece como corpo estranho).

O tratamento endodôntico pode ser feito numa única sessão ou em várias, dependendo do estado dos tecidos peri-radiculares.

Terminado o tratamento endodôntico, será indispensável a reabilitação da coroa clínica. Este tratamento permite salvar dentes naturais, preservando-os do ponto de vista estético e funcional.

Casos ilustrativos

» Utilize as setas para ver as imagens disponíveis.