Início » Tratamentos » Periodontologia

O que é a Periodontologia?

A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica ao estudo e ao tratamento do periodonto.

Este é constituído pelos tecidos periodontais, que rodeiam e suportam os dentes, nomeadamente a gengiva, o osso alveolar, o cemento e o ligamento periodontal.

O Periodontologista é um médico dentista especializado no tratamento das patologias que afetam o periodonto.

Dr. João Coimbra
Dr. João Coimbra
Especialista em Periodontologia

Doença Periodontal

O principal agente etiológico da doença periodontal em humanos é a placa bacteriana.

No entanto, hábitos como o tabagismo, ou condições sistémicas como a diabetes não controlada, poderão também contribuir para o seu desenvolvimento, influindo na gravidade e rapidez da sua manifestação e na capacidade de resposta ao seu tratamento.

A forma de doença periodontal mais comum é a gengivite, que se caracteriza por um processo inflamatório reversível da gengiva. A gengivite é causada pela acumulação de placa bacteriana e tártaro em torno do dente. Nesta situação, a gengiva apresenta-se avermelhada (eritematosa, ao invés do tradicional aspeto rosa clarinho), com o seu volume aumentado (edema da margem gengival) e sangrante após o toque (durante a escovagem dos dentes ou após o uso do escovilhão).

A gengivite não tratada permite a sua evolução para periodontite, com envolvimento do osso alveolar e perda progressiva irreversível do suporte dentário por diminuição do nível clínico de aderência. Clinicamente, a periodontite caracteriza-se pela existência de reabsorção óssea com possível desenvolvimento de recessões gengivais, bolsas periodontais, mobilidade dentária e hemorragia gengival persistente após o toque (podendo mesmo nalguns casos haver presença de pus e mau hálito).

O tratamento da doença periodontal em fase precoce poderá ser limitado à remoção mecânica de tártaro e placa bacteriana, motivação e instrução de cuidados a ter na sua higiene oral em casa. Em casos mais avançados, com perda óssea já associada, a terapêutica poderá envolver a necessidade de aceder cirurgicamente aos locais mais profundos para que estes possam ser instrumentados. Poderão ainda ser promovidos procedimentos regenerativos para tentar recuperar o suporte dentário perdido.

O não tratamento dos casos mais graves implicará a perda dos dentes envolvidos. Uma vez tratada a doença na sua fase ativa, o paciente passará para uma fase estável, de suporte, em que a doença poderá ser controlada mantendo afastados os sinais inflamatórios característicos.

Casos ilustrativos

» Utilize as setas para ver as imagens disponíveis.

Estética gengival

Cirurgia Plástica Periodontal

A Periodontologia contempla ainda um conjunto de procedimentos que visam proporcionar harmonia no sorriso e encontrar a estética gengival mais adequada a cada indivíduo.

Estas técnicas constituem a cirurgia plástica periodontal, que visa a correção de contornos gengivais incorretos, o restabelecimento da normal arquitetura de tecidos moles em torno do dente e o assegurar de condições ideais de higienização dos tecidos periodontais.

Com base no recurso a estes procedimentos é-nos, a título de exemplo, possível corrigir situações de exposição gengival excessiva durante o sorriso (denominado sorriso gengival, com presença de dentes aparentemente curtos) ou tratar defeitos gengivais que implicam exposição de raízes dentárias (recessões gengivais).

Na Ortopóvoa dispomos das mais avançadas técnicas de microcirurgia periodontal, que permitem satisfazer imperativos estéticos de exigência máxima através de intervenções minimamente invasivas, com recurso a instrumental microcirúrgico sensível e a dispositivos de ampliação do campo de trabalho.

Estas abordagens possibilitam a redução drástica da dor e do desconforto e potenciam resultados pós-operatórios altamente previsíveis, sem cicatrizes ou sequelas.