Início » Tratamentos » Facetas Dentárias

Facetas Dentárias

As facetas dentárias são revestimentos muito finos que se colam nas faces visíveis dos dentes.

Dependendo das necessidades estéticas e do tipo de dentes envolvidos, para se colocarem facetas, poderá ou não, ter de se desgastar um pouco os dentes.

As facetas poderão ser colocadas para proporcionar uma aparência natural e melhorar a estética dentolabial em diversas situações, tais como: dentes fraturados, dentes lascados, dentes manchados, dentes desgastados, dentes desiguais, dentes desalinhados, dentes transparentes, diastemas (dentes com espaço entre eles).

Médicos Responsáveis

Dr. António Pinhão Ferreira
Dr. António Pinhão Ferreira
Implantologia e Prostodontia
Dr. Adriano Sousa
Dr. Adriano Sousa
Prostodontia e Oclusão

Tipos de facetas dentárias

As facetas de cerâmica são confecionadas em laboratório, a partir de um scan 3D obtido dos dentes previamente preparados pelo médico dentista.

Nessa preparação, os dentes naturais são sujeitos a um pequeno desgaste para que a faceta seja colada com uma resina composta. A cor a aplicar será de acordo com a da restante dentição, a qual não sendo a desejada, pode ser previamente obtida por branqueamento.

Dada a alta tecnologia necessária e os técnicos de laboratório especializados, a faceta de cerâmica é uma restauração cara, mas é biocompatível, não provoca reação de corpo estranho, permite um acabamento perfeito, não muda de cor com o tempo, tem uma longa duração e consente numa estética ideal.

As facetas de resina (compósito ou de acrílico) podem ser confecionadas diretamente no consultório sem o recurso ao laboratório. Promove-se um pequeno desgaste no dente, com material e técnicas apropriadas, e as imperfeições são disfarçadas uniformemente com uma resina composta.

Também podem ser confecionadas em laboratório, caso o médico dentista assim o entenda. Trata-se de uma solução mais económica, mais rápida e mais fácil de consertar quando há algum problema. Têm, no entanto, a desvantagem de serem restaurações menos naturais e bastante menos duradouras.

A faceta tipo lente de contacto (ou faceta laminada ultrafina) é uma lâmina de cerâmica muito fina – oscila ente os 0,2 a 0,5 mm de espessura – que é indicada para quem pretende corrigir pequenos problemas de forma, textura, alinhamento, espaço interdentário e simetria das coroas dos dentes. Estas capas distinguem-se das de resina e das de cerâmica por exigirem muito pouco, ou até mesmo nenhum, desgaste do dente.

Esta solução não-invasiva, como é translúcida, semelhante à da camada mais externa dos dentes, mimetiza a superfície dentária permitindo obter um resultado natural. No entanto, precisamente por ser muito fina, esta faceta não permite corrigir grandes alterações de cor.

Facetas
Facetas

Perguntas frequentes

  • Melhoria da estética dentária e do sorriso;
  • Restauração da anatomia bucal;
  • Melhoria da saúde gengival;
  • Melhoria das funções fonéticas e de mastigação;
  • Possibilidade de reparação no caso de fraturas ou manchas.
  • O procedimento de desgaste do dente para a faceta ser colada é irreversível;
  • Se a dentina estiver muito manchada, o dente poderá ter uma aparência mais escura quando o esmalte for desgastado, comprometendo a restauração final em termos de cor.

A limpeza das facetas dentárias é em tudo igual ao resto dos dentes naturais. Desta forma, deve escovar sempre os seus dentes três vezes ao dia com uma pasta dentífrica com flúor e, pelo menos à noite, usar fio dentário ou escovilhão e bocheche com elixir anti-placa. Todas estas ações diárias ajudam a remover os resíduos alimentares, não permitindo a formação de placa bacteriana e a acidificação consequente, cariogénica e inflamatória gengival.

As facetas cerâmicas duram, em média, mais de 10 anos.

Caso se deteriorem nesse intervalo de tempo, poderá ser necessário proceder a uma reparação ou mesmo à substituição da lâmina aplicada. Tudo depende da técnica usada pelo médico dentista e dos cuidados pessoais, de higiene e alimentares.